Cabaça ou porongo é um fruto produzido pelo cabaceiro ou porangueiro. Família das cucurbitáceas, a cabaça é chamada também de porongo, cuité, cuia, cabaça amargosa, cabeça de romeiro e etc.
É uma planta de colheita anual e o fruto seco permite utilizações diversas como cuias e moringas, instrumentos musicais e matéria prima para produção de objetos decorativos.
O seu uso, nas diversas formas, está muito relacionada à cultura de cada região, principalmente por se tratar de um produto economicamente viável.
No Rio Grande do Sul, a cabaça é conhecida como porongo e é utilizada como cuia para se tomar chimarrão.
No Pará é utilizada como cuia servindo alimentos típicos.
Na Bahia é utilizada como instrumentos musicais e artesanato.
Em São Paulo é utilizada como objeto decorativo e artesanato.
Eu considero a cabaça um fruto singular, e costumo dizer que “quem primeiro diz o que quer ser é a própria cabaça e expressa isso através da sua forma, textura e tamanho, o artista apenas realça e finaliza a sua beleza natural.
A arte em cabaças exige paciência e dedicação, pois antes de qualquer tipo de uso é necessário limpar, lavar, lixar, retirar as sementes, detetizar e preparar a sua base, ou seja, depois do primeiro trabalho ou você se apaixona ou desiste de uma vez.
Na linha das tendências atuais, a cabaça é um produto ecologicamente correto e economicamente sustentável, além de proporcionar um prazer inigualável aos que se aventuram a explorar as suas formas.
Dani, que bom que você se apaixonou, né
ResponderExcluirParabéns!